Brasil

Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil sobe para 1,21, diz estudo

Número é importante para acompanhar a evolução da pandemia no país

Por Da Redação
Ás

Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil sobe para 1,21, diz estudo

Foto: Agência Brasil

De acordo com um levantamento realizado pelo Imperial College de Londres, divulgado nesta terça-feira (12), a taxa de transmissão (Rt) da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil subiu para 1,21. Segundo a estimativa da universidade britânica, cada 100 pessoas contaminadas no país transmitem uma doença para outras 121. Além disso, o estudo também aponta que o total de mortes no Brasil esta semana deve ser de 7.640, um crescimento em relação à última semana, quando uma universidade contabilizou 6.049 mortes pela doença.

No último levantamento, divulgado no dia 5 de janeiro, o índice estava em 1,04. A taxa de transmissão é uma das principais referências para se acompanhar a evolução do Sars-CoV-2 no Brasil. Quando está abaixo de um, indica tendência de estabilização.

De acordo com especialistas, é preciso acompanhar o Rt por um período prolongado de tempo para avaliar cenários e tendências, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do novo coronavírus, que chega a 14 dias. Além disso, por ser uma média nacional, a taxa de contágio pode variar nas cidades e estados. De acordo com a margem de erro pago pela universidade britânica, que analisa países em todo o mundo, uma taxa de transmissão brasileira pode variar de 1,14 a 1,40.

Outros países

Segundo o levantamento, o mundo registrou, até a última segunda-feira (11), mais de 88 milhões de casos da Covid-19, e mais de 1,9 milhões de mortes. As maiores taxas de transmissão da semana foram obtidas na Guatemala (Rt 1,69), Irlanda (Rt 1,63), Bolívia (Rt 1,56), Portugal (Rt 1,42) e Reino Unido (Rt 1,38) . Os Estados Unidos não foram incluídos na análise do relatório. Na América do Sul, todos os países apresentam taxas de transmissão igual ou acima de um. Além da Bolívia e do Brasil, apresentam os maiores índices da região.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.