Economia

Taxa extra na conta de luz deixa de ser cobrada neste sábado (16)

MME aponta que "o risco de falta de energia foi totalmente afastado"

Por Da Redação
Ás

Taxa extra na conta de luz deixa de ser cobrada neste sábado (16)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A cobrança extra na conta de energia da população está prevista para ser encerrada neste sábado (16). A bandeira de escassez hídrica foi desenvolvida em setembro de 2021, em razão do alto custo de produção de energia.  

A notícia do encerramento da bandeira foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no último dia 6 de abril. 

O Ministério de Minas e Energia apontou também que os reservatórios estão mais cheios que no último ano, no auge da crise hídrica, e aponta que "o risco de falta de energia foi totalmente afastado". A bandeira possui uma taxa no valor de R$ 14,20 por 100 kWh.

Bandeira da escassez hídrica
Anunciada em setembro do ano passado, a tarifa de escassez hídrica criada aumentou quase 50% em relação à bandeira vermelha patamar 2, utilizada antes. Segundo dados do MME, o Brasil vivia a pior crise hídrica em 90 anos e os reservatórios estavam esvaziando, o que aumentava risco de apagões. 

A previsão era de que a bandeira emergencial se mantivesse em vigor até 30 de abril deste ano, a fim de recompensar o uso de usinas termelétricas, que têm custo mais alto.

Em razão da seca, as termelétricas passaram a ser utilizadas para ajudar na produção de energia. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário