TCU acusa Exército de descumprir medidas para controle de armas e munições
Relatório diz que conduta dos militares tem resultado em desobediência às obrigações impostas pelo órgão de controle
Foto: Agência Brasil
O Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou que o Exército descumpre determinações da Corte para aprimoramento do controle de armas de fogo e munições. A análise faz parte de um relatório produzido por auditores do TCU.
De acordo com uma análise técnica realizada pela Diretoria de Fiscalização da Defesa Nacional, a conduta dos militares tem resultado em desobediência às obrigações impostas pelo órgão de controle, descumprimento de legislação específica e, consequentemente, prejuízos à política pública de controle de armamentos.
Por este motivo, a área técnica do TCU quer ter acesso, agora, a uma lista com nome completo e CPF dos últimos chefes da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército para individualizar responsabilidades, caso confirmada a “irregularidade considerada erro grosseiro”.
Em comunicado oficial, o Exército informou que não comenta investigações de outros órgãos, mas ressaltou que respeita todas as determinações e que orienta suas ações com base na legalidade e transparência.