TCU analisa levantamento da Fazenda sobre reforma tributária

Estudo detalha impacto das alterações feitas pelos deputados no texto aprovado

Por Da Redação
Ás

TCU analisa levantamento da Fazenda sobre reforma tributária

Foto: Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza uma análise minuciosa dos dados relativos à tributação sobre o consumo, levantados em um relatório do Ministério da Fazenda. O estudo, divulgado na terça-feira (8), destrincha o impacto das alterações feitas pelos deputados no texto aprovado no começo de julho. 

De acordo com informações da CNN, Bernard Appy, secretário-extraordinário da Reforma Tributária, apresentou o estudo a Tiago Dutra, secretário de Controle Externo de Contas Públicas do TCU. Dutra lidera um Grupo de Trabalho que presta assessoria a Eduardo Braga (MDB-AM), relator da proposta no Senado.

Aos técnicos do TCU, Appy detalhou os dados e explicou que os cenários simulados no levantamento do Ministério da Fazenda levaram em consideração a diferença entre o potencial de arrecadação de tributos sobre o consumo e a arrecadação efetivamente obtida.

A análise da pasta alerta que devido à lista de exceções concedidas pelos deputados, a estimativa do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) poderá ser um dos maiores do mundo, chegando a 27%. Entretanto, a pasta admite que as estimativas não são precisas, pois não seria possível prever exatamente qual será o hiato de conformidade. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário