• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • TCU apura possível influência de Moro sobre alvos da Lava Jato em contratos com empresas americanas
Política

TCU apura possível influência de Moro sobre alvos da Lava Jato em contratos com empresas americanas

O órgão investiga empresas de consultoria que Moro teria ascendência enquanto era juiz da Lava Jato em Curitiba

Por Da Redação
Ás

TCU apura possível influência de Moro sobre alvos da Lava Jato em contratos com empresas americanas

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O setor de inteligência do Tribunal de Contas da União (TCU) está produzindo um documento que aponta indícios de que o ex-juiz Sergio Moro teria influenciado empresas investigadas na Lava Jato a contratar empresas americanas de consultoria como condição para aprovar acordos de leniência. 

Entre essas empresas, o órgão menciona a Alvarez & Marsal, que firmou um acordo com Moro após ele deixar de ser juiz federal e, em seguida, o Ministério da Justiça. Em nota, o ex-ministro ressaltou que as acusações são falsas, sob intenção de causar interferências no processo eleitoral.

Além disso, a nova frente investigativa do TCU analisa outras empresas de consultoria que Moro teria ascendência enquanto era juiz da Lava Jato em Curitiba. O Ministério Público junto ao TCU apura as suspeitas. Ao fim das avaliações, será apresentado um relatório, que poderá ser enviado ao Ministério Público Federal e chegar até o Judiciário.

De acordo com aliados de Moro, o ex-ministro intenciona ser eleito neste ano, para garantir direito ao foro especial, caso as investigações sejam dirigidas ao Judiciário, disseram à CNN. Segundo a Constituição Federal, o foro para apurar e julgar presidente da República, deputado federal ou senador é o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na última quinta-feira (31), Sergio Moro anunciou que estava deixando o partido Podemos e ingressando no União Brasil. A mudança de legenda implicaria, ainda que momentaneamente, na desistência de sua candidatura à Presidência da República. O ex-ministro deve concorrer a deputado federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.