Tebet critica gestão das contas de Bolsonaro e diz que gastos estão sendo revistos
Ministra afirmou que governo pretende economizar R$ 50,6 bilhões até 2026
![Tebet critica gestão das contas de Bolsonaro e diz que gastos estão sendo revistos](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/174731/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=8f0b03d757539fcdb7547e92fbaf4444)
Foto: Fabio Rodriguez-Pozzebom/ Agência Brasil
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, criticou a gestão das contas do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao anunciar que a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está realizando uma revisão de todos os gastos, visando uma economia de R$ 50,6 bilhões até 2026.
A atual administração analisa desperdícios e indícios de erros em contas e programas sociais, que vão desde os precatórios até o Bolsa Família, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o seguro-defesa, entre outros.
Tebet afirmou que pegou um governo “disruptivo” e “disfuncional” no trato das contas públicas, e que a transição entre Bolsonaro e Lula não foi como a sucessão pós-Fernando Henrique Cardoso.
“Em 2023, começamos a implantar uma cultura de planejamento. Não sucedemos um governo qualquer. Lula não está sucedendo Fernando Henrique. Estamos sucedendo um governo disruptivo, sabemos aí da tentativa de golpe, e disfuncional, um desgoverno em que tudo era possível”, disparou Tebet em entrevista à Folha de São Paulo.