Tedros Adhanom, diretor da OMS, parabeniza Nísia Teixeira pelo cargo de ministra no Governo Lula
A partir de 1º de janeiro de 2023, Ministério da Saúde será pela primeira vez ocupado por uma mulher
Foto: Evan Shneider/ONU
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, sinalizou como positiva a indicação de Nísia Teixeira para ocupar o cargo de Ministra da Saúde no novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A partir de primeiro de janeiro, a socióloga e presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), comandará a pasta.
A declaração foi dada através de uma publicação nas redes sociais logo após o anúncio feito por Lula na última quinta-feira (22). “Parabéns à minha amiga Dr. Nísia Trindade por ser indicada para ser ministra da saúde do Brasil, a 1ª mulher a assumir esta posição”, escreveu Tedros, com quem Nísia se reuniu algumas vezes.
Como presidente da Fiocruz, a escolhida de Lula, já esteve na sede da OMS, em Genebra, representando a instituição, um dos maiores pilares da saúde no Brasil, durante um encontro com mais de 300 especialistas internacionais para avaliar o cenário global em relação ao coronavírus, pouco antes de a Covid-19 ser declarada emergência mundial.