Mundo

Tedros Adhanom é reeleito diretor-geral da OMS

Novo mandato de cinco anos começa em 16 de agosto de 2022

Por Da Redação
Ás

Tedros Adhanom é reeleito diretor-geral da OMS

Foto: EPA / Ansa Brasil

Os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) reelegeram Tedros Adhanom como diretor-geral nesta terça-feira (24), durante a 75ª Assembleia Mundial da Saúde. A OMS informou, em comunicado, que a votação foi a conclusão de um processo eleitoral que começou em abril de 2021, quando os Estados-Membros foram convidados a apresentar propostas de candidatos ao cargo de diretor-geral. O Conselho-Executivo da OMS, reunido em janeiro de 2022, nomeou Adhanom para um segundo mandato.

O novo mandato de cinco anos começa oficialmente em 16 de agosto de 2022. Dirigindo-se à assembleia logo após sua reeleição, Tedros disse que o foco da OMS será na preparação para emergências e na melhoria da agência. "Esta pandemia foi muito sem precedentes e trouxe muitas lições que devemos aprender e estamos aprendendo. Mas, ao mesmo tempo, não podemos apenas parar e implementar. Em vez de fazer uma pausa para aprender, estamos dizendo enquanto aprendemos, vamos implementar", disse. 

O recém-reeleito chefe da OMS chorou ao falar sobre a atual crise na Ucrânia e a morte de seu irmão mais novo por uma doença infantil. "Quando visitei a Ucrânia, vi especialmente crianças. Foi a imagem de mais de 50 anos atrás que me veio à mente, tão visível, tão perseguidora. O cheiro, o som e a imagem da guerra. Não quero que aconteça com ninguém", concluiu. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.