Telemedicina passa a ser serviço para beneficiários do Planserv
Ferramenta que começou a ser usada em 2020 até o final de 2022, já foi usada por 11 milhões de consultas via remota
Foto: Matheus Landim/GOVBA
Mais de 500 mil beneficiados do Planserv contam com mais um serviço com finalidade de realizar o atendimento virtual. O serviço de telemedicina, que já estava em processo de estudos para implantação, faz parte do Plano Plurianual da Assistência. A tecnologia do sistema ficará a cargo da empresa Infinity Doctors, especializada em consultas online.
“Há muito que estamos cuidando e organizando a implantação desta tecnologia, que vem sendo tão bem utilizada e foi testada e aprovada na época da pandemia da Covid-19, quando foi necessário o distanciamento social”, comentou a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito.
Para entrar no sistema, os interessados devem clica no ícone “Telemedicina” na página inicial do site. Ao clicar, serão disponibilizados os links para baixar o aplicativo no celular, tanto no Google Play (Android), como na App Store (iOS).
Conforme o órgão, serão oferecidos prontos atendimentos 24 horas, que é um serviço de pronto atendimento médico disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para beneficiários acima de 16 anos. Permite que sejam feitas consultas, diretamente, de casa, evitando deslocamentos desnecessários ao pronto-socorro. Vale ressaltar que serão atendidas pessoas com febre baixa e sintomas gripais leves, dores de cabeça ou enxaqueca moderada, pequenas irritações na pele ou alergias, problemas digestivos, como dor de estômago ou náuseas leves.
Já a telessaúde poderá ser efetuada por agendamento, nos horários das 8h às 18h, de segunda a sexta, com atuação de equipe multidisciplinar composta por clínico geral, psiquiatria, médico da família, ginecologia, urologia, endocrinologia, cardiologia, dermatologia, pneumologia, otorrinolaringologia, reumatologia, pediatra, gastroenterologia, fonoaudiologia, geriatria, alergologista, fisioterapeuta e vascular.
O serviço, desde 2020 até o final de 2022, já foi usado por 11 milhões de consultas via remota, segundo a Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que reúne 14 grupos de operadoras de planos de saúde. Em 2023, o número passou para 30 milhões de atendimentos, um salto de 172%.