• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Temperatura da superfície do mar atingiu novo recorde com aproximação do El Niño
Mundo

Temperatura da superfície do mar atingiu novo recorde com aproximação do El Niño

Fenômeno pode empurrar mundo para além de 1,5 graus Celsius de aquecimento

Por Da Redação
Ás

Temperatura da superfície do mar atingiu novo recorde com aproximação do El Niño

Foto: Reprodução/Pixabay

Em janeiro, cientistas observaram que os oceanos têm registrado recordes de calor nos últimos quatro anos. Em março, a temperatura global da superfície do mar atingiu um novo recorde. Essa tendência de aumento da temperatura preocupa os especialistas, principalmente porque as previsões indicam que o El Niño está a caminho nos próximos meses. A informação é da CNN. 

A estimativa, portanto, é de calor extremo e perigosos ciclones tropicais. La Niña e El Niño são fenômenos naturais no Oceano Pacífico tropical. La Niña é marcada por temperaturas oceânicas mais frias que a média, enquanto o El Niño traz temperaturas mais quentes que a média. Ambos têm grande influência no clima em todo o mundo.

Em entrevista à CNN, Daniel Swain, cientista climático da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, disse que já existe uma “transição dramática” de La Niña para El Niño acontecendo no Pacífico tropical. “No momento, a atmosfera e o oceano estão em sincronia e gritando ‘rápido desenvolvimento do El Niño’ nos próximos meses”, afirmou.

Temperatura

O El Niño pode, pela primeira vez na história, empurrar o mundo para além de 1,5 graus Celsius de aquecimento acima dos níveis pré-industriais de meados do século 19. Ao fechar o Acordo Climático de Paris, os países se comprometeram a limitar o aquecimento global bem abaixo de 2 graus e de preferência a 1,5 grau.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário