Temperatura da superfície do mar atingiu novo recorde com aproximação do El Niño
Fenômeno pode empurrar mundo para além de 1,5 graus Celsius de aquecimento
Foto: Reprodução/Pixabay
Em janeiro, cientistas observaram que os oceanos têm registrado recordes de calor nos últimos quatro anos. Em março, a temperatura global da superfície do mar atingiu um novo recorde. Essa tendência de aumento da temperatura preocupa os especialistas, principalmente porque as previsões indicam que o El Niño está a caminho nos próximos meses. A informação é da CNN.
A estimativa, portanto, é de calor extremo e perigosos ciclones tropicais. La Niña e El Niño são fenômenos naturais no Oceano Pacífico tropical. La Niña é marcada por temperaturas oceânicas mais frias que a média, enquanto o El Niño traz temperaturas mais quentes que a média. Ambos têm grande influência no clima em todo o mundo.
Em entrevista à CNN, Daniel Swain, cientista climático da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, disse que já existe uma “transição dramática” de La Niña para El Niño acontecendo no Pacífico tropical. “No momento, a atmosfera e o oceano estão em sincronia e gritando ‘rápido desenvolvimento do El Niño’ nos próximos meses”, afirmou.
Temperatura
O El Niño pode, pela primeira vez na história, empurrar o mundo para além de 1,5 graus Celsius de aquecimento acima dos níveis pré-industriais de meados do século 19. Ao fechar o Acordo Climático de Paris, os países se comprometeram a limitar o aquecimento global bem abaixo de 2 graus e de preferência a 1,5 grau.