Temperos em casa: Conheça as ervas mais fáceis de cultivar
Ter temperos frescos em casa é útil, econômico, e mais fácil do que parece
Foto: HM Jardins
Ter alguns vegetais frescos em casa é útil, econômico, e mais fácil do que parece. Ter uma horta com legumes e verduras pode ser mais complicado, e exige tempo para se dedicar à tarefa e um espaço com sol frequente. Porém, ervas são muito mais simples de cultivar, demandam pouco espaço e ainda dão aquele toque em qualquer comida.
Quem mora em casa ou apartamento, consegue reservar um cantinho na janela da varanda ou na área de serviço para ter algumas plantinhas, como coentro, lavanda, alecrim, pimenta e outros. Elas podem ser usadas para temperar a comida, para fazer chás ou apenas para perfumar e decorar o ambiente.
O manjericão, por exemplo, pode ser cultivado em casa num pote que o permita ter espaço para crescer. Vale utilizar o próprio maço comprado no mercado para plantar, desde que ele esteja com raízes longas. A planta necessita de uma boa quantidade de sol diariamente e gosta do clima tropical, mas não precisa de muita água e resiste bem a espaços que ventam bastante.
Já o alecrim, é uma das ervas mais versáteis, pois se adapta a diversas condições de temperatura. No início do cultivo, mantenha-o em sol direto por algumas horas todos os dias, certificando-se de que o solo esteja úmido. Depois de desenvolvida, a planta consegue sobreviver com poucas regas.
Quem não possui muito espaço com luz solar em casa, pode cultivar a folha de louro. Essa erva não necessita de luz diretamente, e também não precisa de muita água. A folha de louro é ideal para quem vive em apartamentos, pois resiste bem ao vento, que é comum em prédios altos.
Outra planta rústica e resistente é o tomilho, erva que pode ser usada para temperar e também para fazer chás. O tomilho não exige muita rega, sendo necessário molhá-lo apenas quando o solo estiver seco. A planta também cresce rapidamente e gosta de estar exposta ao sol.