Brasil

Tempestades devem atingir 17 estados neste fim de semana

Recomenda-se desligar aparelhos elétricos, buscar abrigo em caso de enxurradas ou alagamentos, e proteger documentos e objetos de valor

Por Da Redação
Ás

Tempestades devem atingir 17 estados neste fim de semana

Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para a ocorrência de tempestades em 17 estados do país, com previsão de chuvas intensas e ventos de alta velocidade desde a última sexta-feira (17) até o próximo domingo (19). A Região Sul será a mais afetada, com previsão de mais de 100 milímetros de chuva por dia e ventos que podem ultrapassar os 100 km/h.

Além disso, a onda de calor, classificada como de grande perigo, abrange uma faixa que vai de Rondônia até o litoral do Espírito Santo. A recomendação é procurar a Defesa Civil e os Bombeiros para informações e socorro, se necessário.

Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os alertas, classificados como de perigo no grau de severidade, abrangem tempestades, onda de calor e risco de granizo. No sul, Paraná e Santa Catarina estão em alerta de perigo, enquanto parte do Rio Grande do Sul está fora dos avisos.

No Sudeste, Triângulo Mineiro, faixa oeste e sul de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso enfrentarão temporais com granizo e rajadas de vento. No domingo, São Paulo terá chuvas fortes, e a situação meteorológica deve permanecer em grau de perigo até o meio-dia.

Já no Centro-Oeste, a partir das 10h de sábado, chuvas intensas podem causar cortes de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. 

O Inmet emitiu alertas de perigo potencial para chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste, com ventos de até 60 km/h e chuvas acumuladas de até 50 mm por dia.  Os alertas indicam riscos como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. A previsão é que a situação meteorológica permaneça em grau de perigo até o meio-dia do domingo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário