Editorial

Tempo de duração de vírus e anticorpos

Confira o editorial desta quarta-feira (25)

Por Editorial , Erick Tedesco
Ás

Tempo de duração de vírus e anticorpos

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Qual o período de persistência do vírus da Covid-19 em nosso organismo? E o tempo de permanência dos anticorpos nos humanos após a infecção ou a vacina? A busca por essas respostas atiça cientistas do mundo e é investigada também por pesquisadores da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), que há mais de um ano acompanham o comportamento do novo coronavírus em profissionais de saúde e da área de segurança.

O estudo avalia a persistência viral e a resposta imunológica. Ao longo de dois anos, tempo de duração da pesquisa, 140 voluntários terão, a cada três meses, o sangue coletado e armazenado em freezers a temperatura de 8 graus negativos. O objetivo é monitorar o nível de anticorpos da Covid-19 no organismo, adquirido por meio do contágio ou da vacina.

A professora Sheila Araújo Teles, que coordena o projeto, explica que a pesquisa faz um acompanhamento para ver em que momento esses agentes de defesa do organismo surgem nos indivíduos infectados. “Como não conhecemos muito bem esse vírus, por ser novo, o trabalho quer saber quando surgem esses anticorpos e por quanto tempo eles ficarão presentes”, argumenta. 

Paralelo aos exames sanguíneos, que verificarão a redução e aumento da carga viral, o estudo fará comparações com dados sociodemográficos e os sintomas dos pacientes. São várias possibilidades de análise para entender um pouco mais sobre a dinâmica desse vírus e subsidiar políticas públicas para melhor atender a população e enfrentar a doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário