Terra perdeu 28 trilhões de toneladas de gelo em 23 anos
Dados foram coletados por pesquisadores da Universidade da Inglaterra
Foto: Divulgação/PNAS
Nos últimos 23 anos a Terra perdeu 28 trilhões de toneladas de gelo. Os dados foram coletados de satélites sobre geleiras, glaciares e montanhas com gelo. A coleta foi feita por pesquisadores das universidades de Leeds e Edimburgo e da Imperial College London, que conseguiram definir o quanto de gelo a Terra perdeu entre 1994 e 2017.
"Se nada mudar, o nível do mar deverá aumentar entre 60 centímetros e 1 metro ao fim deste século, o que corresponde ao pior cenário previsto pelo Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Cada centímetro de elevação do nível do mar significa o deslocamento de 1 milhão de pessoas", explicou Andy Shepherd, glaciologista e diretor do Centro de Modelagem e Observação Polar da Universidade de Leeds.
A pesquisa, publicada na revista Cryosphere, usou dados de outros trabalhos, entre eles o de uma equipe internacional de pesquisadores liderada pelo glaciologista suíço Matthias Huss, em 2019, que determinou a espessura do gelo e o avanço do derretimento de todos os glaciares do mundo (cerca de 215 mil), excetuando-se a Antártida e a Groenlândia.