Terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter atinge ilhas na Indonésia
Ilhas são as mais populosas do local; ainda não se tem notícias se há vítimas
Foto: Painel do serviço americano apresenta aonde foi detectado os abalos sísmicos na Ásia I (USGS/Reprodução)
Um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter, sacudiu o mar no estreito que separa as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia. As ilhas, que atualmente são as mais populosas do arquipélago, foram alertadas pelas autoridades da Indonésia sobre um possível tsunami no local.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra atividades sísmicas em todo o mundo, localizou o epicentro do terramoto há cerca de 90 km a sudoeste da província de Banten, em Java, tendo uma profundidade de 42 km.
Agência Meteorológica, Climatológica e Geofísica da Indonésia (BMKG), por sua vez, registou a magnitude do terremoto em 7,4, desconhecendo-se até ao momento se há feridos ou mortos.
Além disso, o BMKG advertiu que um possível tsunami poderia produzir ondas de até três metros de altura em várias áreas das ilhas de Java, Sumatra e Panaitan. A agência pede que às populações locais se desloquem para áreas mais seguras.
A Indonésia fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica com 127 vulcões ativos em que cerca de sete mil terremotos são registados anualmente, em sua maioria de magnitude moderada.