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Testamos o novo Kia Rio que chega às lojas a partir de R$ 69,9 mil

Modelo compacto vem bem equipado e com duas versões: conheça

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Testamos o novo Kia Rio que chega às lojas a partir de R$ 69,9 mil

Lançado no ano 2000 e prometido para chegar ao Brasil desde 2009 só agora o compacto KIA Rio está oficialmente à venda. Antes desse “casamento” ele apareceu pela primeira vez no salão de São Paulo de 2016, depois em 2018, mas a importação feita pelo grupo Gandini não oficializou o lançamento por aqui até que em setembro do ano passado, durante o lançamento do Cerato ele foi confirmado. Os preços da novidade ficam  entre R$ 69,9 mil e 78,9 mil. 

O Rio está à venda em duas versões LX e EX o carro apresenta motorização única: 1.6 de 130cv e 16,5kgfm (mesmo motor que equipa o HB20), junto com câmbio automático de seis velocidades. Se tudo nele é conhecido, o comportamento dinâmico é bem diferente do modelo feito aqui. Importado do México ele não traz nenhuma novidade em relação ao modelo oferecido na América do Norte e com pequenas diferenças en relação ao modelo europeu. 

Por fora, o KIA Rio tem visual agradável, com linhas sofisticadas e pneus com rodas aro 16”. Na dianteira é possível notar diferenças entre as versões. Na LX a grade dianteira tem o formato de colmeia, servindo também como entrada de ar. Os faróis são em LED e as setas fazem parte da mesma peça. Já na versão EX a a grade é fechada o que leva ao carro um ar ainda mais sofisticado. As entradas de ar ficam no pára-choque e nas peças do farol de neblina. O desenho é do renomado designer Peter Schreyer.

Na parte traseira as versões não possuem diferenças: as peças de lanterna e pára-choque são as mesmas. Aliás, na traseira o compacto é mais comum em termos de soluções de desenho.

Antes de falarmos sobre a parte interna, é necessário citar o bom espaço interno do Rio. Com melhor porta-malas da categoria (325 litros com bancos levantados e 980 com bancos rebatidos), o Kia ainda consegue acomodar bem cinco pessoas, com seus 2,53m de entre-eixos. 

Por dentro, o Kia Rio impressiona pelo acabamento, com soft touch nas portas e um plástico rígido que cobre o painel. Assim a KIA mostra sua preocupação em trazer um concorrente que já se destaca no quesito qualidade de montagem. 

O Kia Rio também traz um Kit multimídia totalmente novo, com tela de 7” e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. Na versão LX o carro tem ar-condicionado analógico, o que já muda na versão EX, que tem ar digital. Também há controle de tração e estabilidade de série além de assistente de partida em rampas.

Teste dinâmico 

No breve contato que o Farol da Bahia teve com o Kia Rio, a impressão foi a melhor possível. A direção do carro é bem ajustada para trajetos urbanos e o motor trabalha em silêncio a maior parte do tempo. O isolamento acústico que o carro apresenta é um novo ponto positivo do modelo compacto. A rodagem e o ruído do motor são imperceptíveis até que o propulsor Gamma 1.6 é exigido. Assim ele ronca na cabine apesar do bom trabalho do câmbio de seis marchas que se ajusta rápido ao pé do motorista.

O câmbio automático é a única opção (não há, neste primeiro momento, caixa manual) e é o mesmo do Hyundai HB20, mas no Kia ele pareceu ter uma calibração diferente e confortável.

O motor que já é conhecido do brasileiro, é totalmente diferente no Kia Rio que está mais para hatch médio no comportamento dinâmico do que para um compacto. Concorrente de modelos mais caros e com câmbio automático como Chevrolet Onix 1.0 turbo premier, Volkswagen Polo 1.6 MSi automático, Ford Ka 1.5 Titanium AT e Hyundai HB20 1.0 turbo, o Rio terá uma dura batalha pela frente mas atributos não lhe faltam.

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