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Testamos o novo Mini Cooper Countryman ALL4 híbrido com 224cv

SUV compacto premium tem duas novas versões combinando motor 1.5 a gasolina com outro elétrico

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Testamos o novo Mini Cooper Countryman ALL4 híbrido com 224cv

A linha 2021 do Mini Cooper já está nos revendedores da marca BMW em todo o país, inclusive na Bahia. São quatro versões com motor 1.5 turbo de 136cv, dois novos modelos híbridos e o 2.0 John Cooper Works. Na linha do SUV compacto poucas mudanças além do parachoque, farois em LED, lanternas com o desenho do Reino Unido e, conforme a versão, emblemas específicos identificando que o modelo tem motor híbrido.

Mantendo-se retrô no estilo o Mini Countryman inova no cluster digital com nível de bateria e combustível entre outros indicadores. Só peca por não oferecer personalização da tela e por de certa forma destoar do conjunto na interface moderna. A multimídia usa o sistema próprio da Mini com boa resolução e uso simplificado mas só tem interface com Apple CarPlay.

Há ainda teto solar elétrico, sensor de estacionamento dianteiro, teto panorâmico duplo entre outros itens mas ficam faltando novidades esperadas para um carro desse preço; controle de Cruzeiro adaptativo, e sistema de manutenção ou alerta de mudança de faixa são alguns deles.

O porta malas perde um pouco do espaço e fica reduzido de 450 para 405 litros devido às baterias. Bancos e volante em couro, sistema de alto-falantes hi-fi assinado pela Harman Kardon entre outros mimos compõem o conjunto do Countryman nesta versão.

Pacote completo

Minimalista no estilo o Countryman empolga com o conjunto híbrido. Em baixas velocidades o motor elétrico funciona sozinho e tem autonomia para rodar 57km, o suficiente para pequenos deslocamentos como ir e voltar do trabalho, ir ao supermercado entre outras tarefas do dia a dia. Posicionado no eixo traseiro ele tem 88cv e 16,8kgfm de torque instantâneo com a possibilidade de rodar até 125km/h só no modo elétrico. A recarga é feita em oito horas numa tomada comum ou em quatro horas quando conectado a uma rede de 220 volts ou em um wallbox.

Durante o teste de 300km rodamos em um trecho urbano com o Countryman e depois aceleramos o SUV compacto em estrada. Em altas velocidades ou quando o motorista quiser (há como optar pelo modo combinado, somente elétrico ou gasolina no painel), entra em ação o motor 1.5 de 136cv. Na soma o Mini Countryman trabalha com 224cv o que torna a condução bem divertida. Com tração integral, altura reduzida em relação ao solo e a boa dirigibilidade do “go kart feeling”, quem tem um Mini se sente confortável a bordo da novidade.

Fato é que a calibração do SUV com motor elétrico não fez com que o carro ficasse moroso ou “chato”. Pelo contrário, o Mini Countryman híbrido segue a toada do motorista que pode escolher como deseja dirigir e qual fonte de energia usar.

Preços e versões do Mini Countryman 2021

MINI Cooper S E Countryman ALL4 Exclusive (R$ 234.990)

MINI Cooper S E Countryman ALL4 Top (R$ 264.990)

MINI Cooper Countryman (R$ 199.990)

MINI John Cooper Works  Countryman ALL4 (R$ 299.990).

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