Teste com o Audi Q3 Black: mais equipado e com a mesma direção
Crossover compacto evolui na nova geração: conheça

O Audi Q3 é ainda o Crossover compacto premium mais vendido do país. Após 8 anos de lançamento ele chega à segunda geração mantendo a boa dirigibilidade.
Fabricado sob a plataforma MQB na Hungria ee manteve o motor 1.4 TFSI de 150cv e 25,5kgfm além do câmbio S-tronic. Em termos de dimensões são 4,49m de comprimento e 1,85m de largura com espaço interno mais amplo de 2,68m de entre-eixos que rendeu mais espaço no banco traseiro. Com bom acabamento o porém vai para o túnel central elevado que prejudica o espaço do terceiro passageiro. Isto se deve à opção, na Europa, do modelo com tração integral. Por aqui ele vem somente com tração dianteira mas conta com controle de tração e estabilidade.
Parte interna evoluída
Por dentro o Crossover deixa de usar o plástico rígido de outros produtos VW e o acabamento mais simples da geração antiga ficou para trás. Há metais de toque frio, plástico de boa qualidade e até aplicações de couro no próprio painel. A multimídia Audi MMI era a mudança mais esperada: traz Apple CarPlay e Android Auto, bluetooth e boa conexão e qualidade de áudio. Outro destaque é o isolamento acústico que evoluiu em relação ao antigo Crossover.
Ao volante
Ao volante o Q3 se mantém com a boa dirigibilidade e fôlego suficiente dos 150cv mas sem surpresas. O câmbio DSG atua com suavidade embora no modo “comfort” ele demore um pouco para evoluir as primeiras marchas. No modo Sport fica divertido e ágil tirando o máximo do torque e da potência do 1.4 que já conhecemos em outros produtos das marcas Volkswagen e Audi.
Na versão Black o Audi Q3 dispõe de teto solar elétrico e panorâmico, itens de acabamento e volante esportivos, sensores dianteiros e traseiros e Parking Assist e Audi Sound System. O pacote ACC Stop & Go com Controle de cruzeiro adatativo e Audi Pre sense dianteiro é vendido como opcional por R$ 8.000.
Há chances do Q3 ser nacionalizado como foi a geração anterior mas a Audi deve esperar que ele tenha volume para essa operação ser vantajosa. Por hora seguirá vindo importado. Com preços a partir de R$ 179,9 mil esta versão Black avaliada sai por R$ 209,9 mil.
Competição
Na linha premium o mercado brasileiro dispõe de opções interessantes como o conectado Volvo XC40, o recém modificado BMW X1 e o Mercedes-Benz GLA que aguarda a nova geração. Em breve o R7 trará um comparativo completo mas é possível adiantar que nesta categoria de carros bem acabados e precisão ao volante o Audi Q3 se destaca também pela conectividade que lhe faltava na antiga geração.