• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Teste de Covid-19 pela garganta é mais eficaz do que pelo nariz, diz estudo
Brasil

Teste de Covid-19 pela garganta é mais eficaz do que pelo nariz, diz estudo

Pesquisadores observaram uma sensibilidade média de 69,4% nas amostras de garganta coletadas por profissionais de saúde

Por Da Redação
Ás

Teste de Covid-19 pela garganta é mais eficaz do que pelo nariz, diz estudo

Foto: Agência Saúde DF

Uma pesquisa conduzida por especialistas do Hospital Universitário de Copenhagen, na Dinamarca, concluiu que o teste rápido de antígeno para a Covid-19, quando realizado por profissionais de saúde a partir do esfregaço na garganta, é mais eficaz do que o mesmo procedimento realizado pelo nariz. Os resultados do estudo foram divulgados na quarta-feira (6), na revista Jama Network Open.

O teste rápido de antígeno ganhou destaque durante a pandemia devido à sua praticidade e rapidez no diagnóstico, permitindo coleta de secreção do nariz ou da garganta em poucos segundos.

A pesquisa buscou investigar se a sensibilidade do teste varia de acordo com o método de coleta e quem realiza o exame, seja um profissional de saúde ou o próprio indivíduo em casa, utilizando o autoteste.

Ao analisar os resultados de 2.941 participantes, com idade média de 40 anos, dos quais aproximadamente 40% apresentavam sintomas de Covid-19 e 30,9% testaram positivo para a infecção viral, os pesquisadores observaram uma sensibilidade média de 69,4% nas amostras de garganta coletadas por profissionais de saúde, em comparação com 60% nas amostras nasais.

Quando o teste é conduzido pelo próprio paciente a dinâmica muda. Nesse cenário, as amostras nasais de autoteste apresentaram uma sensibilidade média superior, atingindo 71,5%, enquanto as amostras de garganta alcançaram 58%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário