Teste: Mercedes GLE 400 é jipão com tração integral e painel de avião
Crossover grande tem motor com 330cv mas surpreende mesmo pela lista de itens oferecidos

O Mercedes-Benz GLE 400D é um Crossover de luxo com motor diesel, tração integral e motor com 330cv. Feito para poucos o GLE 400 também traz perfil arrojado e lista completa de equipamentos de série por R$ 722 mil. O Farol da Bahia avaliou o modelo de grande porte durante quatro dias.
Estilo fluido e porte elevado
Por fora,o destaque fica por conta da imponente dianteira com uma grande grade e o logotipo da Mercedes centralizado. Os faróis são Full-LED e chamam a atenção no conjunto avantajado com seus 4,92m de comprimento e 1,90 de largura. Na lateral é possível ver as grandes rodas aro 20”, que calçam pneus 275/50 com rodas de liga leve raiadas.
Ja na parte traseira onde se nota a carroceria alongada as lanternas recebem visual escurecido e o nome da versão está identificado com o sobrenome “D” (diesel) e o emblema “4Matic” da tração integral.
Interior com madeira, couro e alumínio
Um SUV desse porte e nessa faixa de preço deve entregar esmero e cuidado. Nisso o GLE surpreende. Ele une acabamento de madeira, alumínio e couro com certa discrição e a qualidade que seu consumidor Mercedes-Benz exige.
A grande tela que vai do cluster até a multimídia que é vista em outros modelos, também se faz presente no GLE 400d. Presente também está o sistema MBUX, que tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay além de comandos por voz de fácil uso e sistema de inteligência artificial capaz de aprender preferências do motorista.
O sistema de som de alta fidelidade Burmester tem 13 alto-falantes e produz 590 watts de potência com diversos ajustes para ouvidos exigentes.
Versatilidade e espaço para sete passageiros
Tanto os bancos dianteiros quanto os traseiros tem regulagem elétrica. O ar-condicionado tem quatro zonas e assim é possível ter quatro temperaturas diferentes dentro da cabine com seus ajustes independentes. Há ainda uma terceira fileira de bancos, com dois assentos destinados para crianças e acesso facilitado por um botão que inclina e afasta o banco da segunda fileira. Com a última fileira de banco abaixada o espaço no porta-malas é de 630 litros. Com as duas fileiras recolhidas há 2.000 litros de espaço para bagagens.
O GLE 400d ainda tem sistema de direção semi-autônoma com alerta de pedestres, auxílio de permanência em faixa, freio de emergência e até leitura das placas de trânsito. Nele há o sistema Crosswind Assist (algo como assistente de vento cruzado), útil em rodovias atuando no controle de tração do veículo para evitar perda da trajetória em caso de turbulência comuns desta situação.
Motor é suficiente mas torque é elevado
Sob o capô, a Mercedes equipou o SUV com motor 2.9 turbodiesel com seis cilindros em linha e 330cv de potência. O torque é de 71,5kgfm, o suficiente para os 2.265kg não serem percebidos. O câmbio automático de nove marchas faz trocas suaves e sem grandes perdas de rotação nas mudanças.
Ainda é possível ajustar suas respostas, bem como as do motor e do sistema eletrônico de estabilidade, em três modos: econômico, confortável e esportivo.
Esportivo e luxuoso em tamanho “G”
O GLE 400D nem parece um carro com quase cinco metros de comprimento equipado com motor diesel. Confortável, de esmerada qualidade no acabamento, tem condução prazeirosa com seus 330cv e 71kgfm de torque. O câmbio de nove marchas atua com rapidez conforme a situação e assim o GLE entrega esportividade onde só se nota o limite em curvas bem inclinadas.
Mesmo com seu peso e altura a atuação dos controles eletrônicos faz bem o trabalho de manutenção do 400D na trajetória de qualquer perfil de estrada. A tração integral também permite ousadia de levá-lo a pistas de terra e terrenos escorregadios onde ele se sai muito bem.
No dia a dia o som de alta fidelidade e a projeção dos mapas em 3D na tela conferem um ar futurista à cabine do Mercedes-Benz. Ele traz a qualidade e o desempenho esperados para enfrentar modelos do mesmo porte como Porsche Cayenne, Audi Q7 e BMW X5 além do Volvo XC90. No entanto custa cerca de R$ 200 mil a mais que seus concorrentes com a mesma faixa de equipamentos embora ofereça a vantagem é autonomia ampliadas do motor diesel.