• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Teto e paredes de escola construída ao lado de uma lagoa desabam no sudoeste da Bahia
Bahia

Teto e paredes de escola construída ao lado de uma lagoa desabam no sudoeste da Bahia

Construção foi feita sobre um aterro na Lagoa das Marruás, em Matina

Por Da Redação
Ás

Teto e paredes de escola construída ao lado de uma lagoa desabam no sudoeste da Bahia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Matina

O teto e as paredes da quadra de um colégio municipal, que fica na cidade de Matina, sudoeste da Bahia, desabaram na sexta-feira (28). A construção está localizada em um aterro na Lagoa dos Marruás. A atual gestão da cidade acusa o ex-prefeito, Juscélio Alves Fonseca, de mau uso de verba pública. 

Segundo a prefeitura de Matina, toda a estrutura da escola corre risco de desabar.  A parte metálica do teto cedeu e telhas de zinco foram lançadas no meio da lagoa. Diante disso, a prefeita, Olga Gentil, determinou a interdição do perímetro da construção, com faixas e fitas de isolamento para impedir as pessoas de se aproximarem. 

Segundo publicações da prefeitura do município nas redes sociais, a construção da escola foi feita com recursos de de Precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). E, antes mesmo de ser concluído, o colégio já apresentava fissuras, rachaduras nas paredes, pisos cedendo, além de outras avarias.

Após a posse da atual gestão, em 2021, uma equipe técnica visitou o local e condenou a construção, declarando imprópria para escola. A prefeitura afirma que o relatório foi enviado ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público e à Câmara Municipal de Vereadores.

Já neste ano, após as chuvas do começo deste mês, a escola ficou cercada de água, devido ao aumento do nível da lagoa. Segundo a equipe técnica da prefeitura, era necessário uma obra de drenagem para tentar salvar a edificação. A prefeitura afirma que acionou o CREA- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.