Texto da PEC sobre voto impresso será apresentado nesta segunda (28) na Comissão Especial da Câmara
Responsável pelo parecer será o deputado Filipe Barros (PSL-PR) que defende o "voto auditável"
Foto: Reprodução
O texto da Proposta (PEC 135/19) que torna obrigatório o voto impresso será apresentado nesta segunda-feira (28), na Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discute o assunto. O responsável pelo parecer será o deputado Filipe Barros (PSL-PR) que defende o "voto auditável", ou seja, que possa ser conferido.
"Informo que na segunda feira, dia 28/06/2021, a partir das 15h, irei ler e apresentar o relatório da PEC 135/2019 (voto auditável) para análise e posterior votação dos nobres colegas deputados membros da comissão especial", registrou nas redes sociais.
Após a apresentação do texto, normalmente, é dado um tempo para que os deputados estudem o conteúdo, antes de votar. Se aprovada na Comissão, a Proposta segue para o Plenário, onde tem que passar por duas votações.
Existe pressa para análise do texto, já que haverá recesso parlamentar entre os dias 17 de julho e 1º de agosto e além de passar pela Câmara, ainda é preciso o aval dos senadores. Para que a regra valha para as eleições do ano que vem, é necessária aprovação até outubro.
Mais cedo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, defendeu o voto impresso. "A gente não muda o Brasil se não tivermos um sistema de votação confiável", falou.