TJ-BA faz nova convocação de juiz para substituir desembargador investigado na Faroeste
Quem assume o lugar do ex-presidente da Corte baiana é o juiz Icaro Almeida Matos

Foto: Reprodução
Foi revogada pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Trindade, a convocação da juíza substituta de segundo grau, Maria do Rosário Passos da Silva Calixto, que havia ocupado a cadeira vacante deixada pelo magistrado Gesivaldo Nascimento Britto, um dos investigados da Operação Faroeste.
De acordo com resolução publicada, nesta sexta-feira (4), no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), a partir de 8 de setembro, quem assume o lugar do ex-presidente da Corte baiana é o juiz Icaro Almeida Matos.
No final de agosto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) manteve o afastamento dos juízes e desembargadores investigados na Operação Faroeste, que são réus em ação penal em trâmite no Superior Tribunal de Justiça.
A Operação Faroeste, deflagrada em novembro do ano passado, denunciou um esquema de venda de sentenças pelo Judiciário baiano para maquiar a grilagem de terras na região do oeste do estado. Entre os envolvidos estão os ex-presidentes do TJ-BA, Gesivaldo e Maria do Socorro Barreto Santiago, além de outros desembargadores, juízes e advogados.