TJ-BA: sessão tem início tumultuado após proposta de mudança na eleição da mesa diretora
A proposta sugere que os membros mais antigos do TJ que já ocuparam os principais postos da corte não possam voltar a concorrer
Foto: Divulgação
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) teve um inicio de sessão tumultuado, após a presidência da corte anunciar a apreciação de uma mudança no critério da eleição da mesa diretora da casa nesta quarta (25).
A proposta sugere que os membros mais antigos do TJ que já ocuparam os principais postos da corte não possam voltar a concorrer.
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano pediu fossem adiantados os julgamentos de outros processos em pauta.
Rotondano ponderou que o Tribunal Pleno tem uma sessão marcada para o próximo dia 8 de setembro para tratar exclusivamente de assuntos administrativos.
Trindade concordou que alguns dos processos citados por Rotondano estão em tramitação há muito tempo, mas ponderou que havia encaminhado um ofício, orientando os desembargadores a adiantarem eletronicamente seus votos.
"Ninguém quer processo julgado rápido mais do que Lourival", respondeu o presidente da corte à Rotondano. Trindade explicou também que a sessão mista foi marcada também para viabilizar a eleição do novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), cujo prazo para realização está próximo de expirar.
Rontandando compartilhou que temia que o assunto referente ao funcionamento interno da corte pudesse gerar uma discussão que demandaria tempo de análise dos demais processos previstos para escrutínio da sessão desta manhã.
Trindade, por fim, rebateu que não podia prever qual processo renderia ou não debates, e acrescentou que não poderia ficar “engavetando” situações referentes às eleições da próxima mesa diretora, prevista para acontecer no próximo mês de novembro.