Todas as ações são importantes

Confira o nosso editorial desta quinta-feira (4)

Por Da Redação
Ás

Todas as ações são importantes

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Apesar de hoje em dia o câncer não ser mais uma sentença de morte para os pacientes, visto os avanços da medicina para o tratamento e diagnóstico, a notícia de que alguém querido está com a doença ainda é envolta em medo. 

O que pode mudar cada vez mais esse cenário e trazer mais alento psicológico aos envolvidos é a descoberta da doença no início, pois o diagnóstico tardio ainda é um vilão no combate ao câncer, em especial em regiões com menos acesso à saúde. 

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data visa aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

A campanha de 2021 traz o slogan ‘Eu sou e eu vou: juntas, todas as nossas ações são importantes’, um lembrete de que nossas ações individuais, quando somadas, têm o poder de alcançar um futuro mais saudável e promissor. Afinal, ao ter uma vida mais saudável, você ajuda na prevenção e no controle do câncer. 

O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer. 

A detecção precoce do câncer, aliado ao acesso do tratamento são essenciais para aumentarem as possibilidades de cura e melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença. Radioterapia, quimioterapia, braquiterapia, internamento, diversas especialidades, aquisição de mais medicações são alguns dos avanços no que diz respeito ao tratamento oncológico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.