Toffoli encaminha à Justiça denúncia contra Milton Ribeiro por suposto caso de homofobia
Em entrevista, ex-ministro associou homossexuais a 'famílias desajustadas'
Foto: Isác Nóbrega/PR
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, enviou à Justiça Federal do Distrito Federal, nessa segunda-feira (13), uma denúncia contra o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, por suposto caso de homofobia.
Na denúncia, é relatado um episódio em que Milton Ribeiro teria associado homossexuais a "famílias desajustadas" em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo". Na mesma declaração, o ex-ministro também cita que há adolescentes "optando por ser gay".
O autor da denúncia é o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros. O crime de homofobia, pelo qual o ex-ministro é acusado, é reconhecido pelo Supremo desde 2019.
Na última semana, a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo um parecer apontando que o processo deveria seguir na primeira instância da Justiça Federal, já que Ribeiro não tem mais foro privilegiado por conta de ter saído do Ministério da Educação.
Em março, o ex-ministro deixou o cargo após uma polêmica envolvendo uma suposta atuação pastores na liberação de recursos do MEC, dita em áudio vazado.