Toffoli ignorou ações suspeitas de Appio ao anular suspeição, diz coluna

Em decisão, TRF4 enumerou uma série de condutas de cunho político do juiz

Por Da Redação
Ás

Toffoli ignorou ações suspeitas de Appio ao anular suspeição, diz coluna

Foto: Agência Brasil/Divulgação

O juiz Eduardo Appio foi afastado dos processos da Operação Lava Jato devido a várias ações consideradas suspeitas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). No entanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anulou a suspeição de Appio e suspendeu o processo a que o juiz respondia na Corregedoria-Geral do TRF4 sem levar em consideração as alegadas irregularidades, conforme relatado pela coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles.

Na quarta-feira (20), o corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, determinou que o processo administrativo contra Appio tramitará no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O afastamento cautelar de Appio dos processos da Lava Jato, no entanto, foi mantido

O relatório do desembargador federal Loraci Flores de Lima, relator do caso no TRF4, lista uma série de condutas de cunho político de Appio, o que é vedado a juízes. Entre elas, as doações à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência e à candidatura a deputada estadual de Ana Júlia Pires Ribeiro (PT). 

Além disso, o TRF4 argumentou que outro elemento para a suspeição era a citação ao pai do juiz, o ex-deputado Francisco Appio, na planilha de políticos que teriam recebido dinheiro da Odebrecht. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário