• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Toffoli não inclui réus da Lava Jato em proposta para restringir prescrição de crimes
Política

Toffoli não inclui réus da Lava Jato em proposta para restringir prescrição de crimes

Proposta do presidente do STF, caso vire lei, não será aplicada a processos em tramitação

Por Da Redação
Ás

Toffoli não inclui réus da Lava Jato em proposta para restringir prescrição de crimes

Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

O ofício enviado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, aos presidentes da Câmara e do Senado na última segunda-feira (28), propondo acabar com a prescrição de crimes cujos réus têm recursos a serem analisados pelo Supremo, ou pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), não afetará processos já tramitando na Justiça, inclusive os da Lava Jato – são 159 réus condenados na primeira instância pela operação. 

A proposta de Toffoli é uma mudança no artigo 116 do Código Penal, que trata das regras de prescrição. Segundo o ofício, a ideia é impedir a prescrição de crimes enquanto não forem julgados recursos especiais ou extraordinários.

“Com a alteração legislativa sugerida, evitar-se-á eventual extinção da punibilidade por prescrição no âmbito dos tribunais superiores”, ressalta o documento do presidente do STF enviado à Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. 

Caso vire lei, a proposta de Toffoli não será aplicada a processos em tramitação porque regras incluídas no Código Penal não podem retroagir - o réu não pode ser prejudicado por uma nova norma de direito material penal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário