Torcedor da Penapolense imita macaco para zagueiro rival em jogo da série A2 do Paulista
Caso aconteceu no último sábado (22) na partida entre Portuguesa e Penapolense
Foto: Reprodução TV TE
Na vitória por 1 a 0 da Portuguesa contra a Penapolense pela série A2 do Campeonato Paulista no último sábado (22), um torcedor da Penapolense foi flagrado pelas câmeras da TV imitando um macaco em direção ao zagueiro Léo Pereira, da Lusa.
O incidente não foi registrado na súmula da partida, e o zagueiro, de acordo com o site globoesporte.com, não deve registrar um boletim de ocorrência no caso.
A Portuguesa divulgou nota lamentando o ocorrido:
A Associação Portuguesa de Desportos vem a público declarar seu irrestrito apoio e carinho ao atleta Leonardo Pereira dos Santos, conhecido por nosso torcedor como Léo Pereira. Um jogador que tem demonstrado todo seu amor, toda sua dedicação e toda sua alegria vestindo a camisa do Clube.
Infelizmente, no último sábado (22), ele sofreu de um dos crimes mais cruéis que assola nossa sociedade atualmente. Durante a partida contra o Penapolense, indivíduos que se dizem torcedores o agrediram com gestos e palavras de cunhos raciais como “macaco”. Após a partida, Léo ainda tentou dialogar com seus agressores, mas foi impossível remediar a situação imposta no estádio Tenente Carriço.
A Portuguesa lamenta que, 100 anos depois de sua fundação, ainda tenha que conviver com esse tipo de agressão, ainda mais em estádios de futebol. Nós pregamos o respeito ao próximo e por essa razão, respeitamos a decisão do nosso jogador, bem como de sua família, de não se pronunciar sobre o ocorrido. Apenas o agredido tem direito de saber o que fazer e como reagir, nosso papel é defendê-lo e respeitá-lo.
Porém, como Clube esportivo em seu ano de Centenário, a Portuguesa repudia todo e qualquer ato de preconceito praticado em qualquer ambiente, contra qualquer pessoa. Em 2020, não há mais espaço para preconceitos.