Michel Telles

Toxina botulínica: live esclarece dúvidas acerca do tratamento contra a enxaqueca crônica

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Toxina botulínica: live esclarece dúvidas acerca do tratamento contra a enxaqueca crônica

Náusea, sensibilidade à luz, ao som, a cheiros e a movimentos bruscos são alguns dos sintomas associados à enxaqueca, um tipo dor de cabeça forte, de característica latejante e pulsátil. A doença afeta cerca de 15% da população brasileira – algo em torno de 31 milhões de pessoas, a maioria na faixa dos 25 aos 45 anos. Em casos crônicos, a enxaqueca se torna incapacitante, comprometendo a qualidade de vida e, por isso, requer tratamento médico especializado com acompanhamento regular.

Para falar sobre a patologia e os benefícios do uso da toxina botulínica no tratamento de enxaqueca crônica, a última edição de 2020 do Itaigara Memorial Live traz na próxima quarta (09), às 20h30, nos perfis do instagram @itaigaramemorial e @itaigaramemorialclinicadador, a neurologista do Itaigara Memorial, Dra. Roberta Kauark, e a anestesiologista e coordenadora do Itaigara Memorial Clínica da Dor, Dra. Anita Rocha, para um bate-papo esclarecedor.

“De maneira geral, a enxaqueca acontece por conta de estímulos nervosos alterados, que afetam os nervos e dilatam os vasos sanguíneos da cabeça. As causas são variadas e podem estar relacionados a fatores alimentares, hormonais ou ambientes. Varia de pessoa para pessoa e diferentes estímulos podem desencadear crises em um indivíduo e em outro não”, explica Dra. Roberta Kauark.

Estudos mais recentes mostram que pacientes submetidos ao tratamento para a enxaqueca com a toxina botulínica relatam uma frequência menor de crises de dor e diminuição do nível das dores, nos meses subsequentes à aplicação, além da melhora no impacto das crises na qualidade de vida.

“A toxina é produzida por uma bactéria conhecida como Clostridium botulinum, sendo que essa substância é capaz de inibir contrações indesejáveis dos músculos da região onde for aplicada. Ela também age na liberação de substâncias analgésicas, e estas, por sua vez, promovem o alívio dos sintomas de dor”, destaca Dra. Anita Rocha.

Para agendamento de consultas, exames e procedimentos o telefone é (71) 3352-9000 / 3045-7100, WhatsApp (71) 99688-2300, além do App Itaigara Memorial Agenda Fácil (disponível nas lojas Android ou AppStore).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário