Toyota Camry inicia despedida no Japão após 43 ano
Sedã médio dará lugar definitivo a veículos com proposta mais moderna
A Toyota está tirando de linha um dos ícones da marca no mercado japonês, o Camry. Após 43 anos ininterruptos de produção e venda, concessionários japoneses confirmaram ao jornal Nikkey nesta semana que não há mais estoques ou pedidos disponíveis para o sedã.
No Japão há alternativas mais modernas como o Mark X (descontinuado em 2019) e também o Crown, uma espécie de sedã cupê esportivo, quase um crossover. A ofertas d SUVs e novos modelos da marca tem levado nos últimos anos a uma redução da oferta do Camry no mercado japonês.
Curiosamente já há dez anos o Camry é um sedã híbrido no Japão e poderia ter ganho espaço. Diferente do modelo vendido nos EUA, onde o Camry ainda é um dos carros mais vendidos (em 2022 foram 295 mil unidades comercializadas), o Camry japonês tem ficado para trás diante dos concorrentes médios.
Um dos motivos para o fim do Camry em seu próprio país de origem é a racionalização da produção. Além das mudanças recentes no Crown, a Toyota também lançou recentemente a nova geração do Prius. A Toyota ainda não confirmou a informação.