Volkswagen inicia construção de fábrica de baterias na Espanha
Fábrica em Sagunto, região de Valência, fica pronta em três anos
A Volkswagen acaba de iniciar a construção de uma fábrica para produção de baterias para carros elétricos na Espanha. A marca que iniciou a construção de uma unidade semelhante em Salzgitter na Alemanha terá terminado dentro de três anos a sua Gigafactory em Valência, que receberá o nome de PowerCo.
A Volkswagen espera produzir até 2026 40 gigawatts/hora com possibilidade de expansão para 60/gWh para abastecer seus futuros modelos elétricos. O plano é abastecer as outras fábricas em Martorel e Pamplona. Esse número equivale a 60 milhões de células de baterias para equipar os modelos elétricos do grupo Volkswagen o que inclui ainda as marcas Audi e Porsche.
O espaço terá 130 acres, equivalente a 130 campos de futebol e contará com abastecimento de energia limpa solar e éolica. Para abastecer a fábrica está prevista a construção de um espaço com 230 acres com painéis solares e usinas eólicas.
Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração da Volkswagen, Presidente do Conselho da PowerCo e ex-presidente da VW Brasil disse que a unidade “é um marco muito importante para a eletrificação da marca”.
Pedro Sanchez, presidente de governo espanhol disse que “o projeto é a fusão da atividade profissional com a atividade econômica, a criação de emprego, o impulso das energias renováveis e a melhor formação de centenas de jovens que vão encontrar emprego aqui em Sagunto” (nome da cidade onde a fábrica será construída).