Toyota começa a produzir nova van na Argentina
Hiace tem motor da Hilux e SW4
A Toyota começou a produção da van Hiace na Argentina após muitos rumores sobre a entrada da gigante japonesa nesse segmento na América Latina. O veículo será montado em Zárate, ao lado da Hilux e SW4.
Em um segundo momento a Hiace será nacionalizada conforme a aceitação nos mercados além da Argentina. A importação de kits prontos não era permitida até o ano passado mas após a entrada do novo governo, houve uma flexibilização nestas regras permitindo essa modalidade de montagem sem peças nacionalizadas.
Inicialmente a Hiace será oferecida na versão furgão L2H2 com 9,3m3 de capacidade com cerca de 1 tonelada. Além dela, a Commuter, com 13 assentos, também será oferecida.
O motor da Hiace é o mesmo da linha SW4 e Hilux: 2.8 turbodiesel associado ao câmbio automático de seis marchas porém com menor potência de 163 a 177cv.
Em Zárate, a Toyota irá montar até 4.000 unidades por ano com possibilidade de triplicar esse volume conforme a demanda. Quem sabe no futuro, a Fiat Ducato, Citroën Jumper e Peugeot Boxer além da Ford Transit e Mercedes Sprinter também ganharão uma concorrente no mercado brasileiro.