Trama golpista: saiba como será o julgamento de Bolsonaro e aliados no STF

Sessões serão abertas pelo presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin

Por Da Redação
Às

Trama golpista: saiba como será o julgamento de Bolsonaro e aliados no STF

Foto: Antonio Augusto/STF

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cristiano Zanin, definiu na sexta-feira (15) as datas do julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados pela trama golpista que tentou reverter o resultado das eleições de 2022

As sessões ocorrerão nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Bolsonaro será o primeiro a ser julgado.

•LEIA MAIS: Em alegações finais, defesa de Bolsonaro tenta reduzir pena em até 12 anos no processo de tentativa de golpe de Estado

Rito do julgamento

Cada sessão será aberta por Zanin às 9h, que em seguida dará a palavra ao relator Alexandre de Moraes para a leitura do relatório. Após a leitura, será a vez da acusação e da defesa do réu.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, fará a sustentação da acusação, com prazo de até uma hora para defender a condenação. Em seguida, os advogados do réu também terão até uma hora para fazer as considerações.

O primeiro a votar será Alexandre de Moraes, que é o relator do processo, seguido pelos demais ministros na ordem: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. 

A condenação ou absolvição dependerá da maioria de três votos dos cinco ministros da turma.

Pedido de vista e execução da condenação

Um pedido de vista do processo não está descartado. Qualquer integrante da turma pode solicitar mais tempo para analisar o caso, suspendendo temporariamente o julgamento, mas o processo deve ser retomado em até 90 dias.

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

A eventual prisão dos réus condenados não será automática e só poderá ser cumprida após o julgamento dos recursos contra a condenação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário