• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Transferência de líder do PCC de Brasília é negada por Roberto Barroso
Brasil

Transferência de líder do PCC de Brasília é negada por Roberto Barroso

Governo do DF diz que manutenção de líderes de facções prejudica segurança local

Por Da Redação
Ás

Transferência de líder do PCC de Brasília é negada por Roberto Barroso

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso negou, nesta quinta-feira (20), o pedido do governo do Distrito Federal para proibir a transferência de líderes de facções criminosas para o Presídio Federal de Brasília.

O governador Ibaneis Rocha fez o pedido na semana passada. No dia 22 de março de 2019, quatro líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foram transferidos da Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia, para a Penitenciária Federal em Brasília, perto do Presídio da Papuda. Além de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, integram o grupo Cláudio Barbará da Silva, Patrik Wellinton Salomão, e Pedro Luiz da Silva Moraes, o Chacal.

Segundo o governo do DF, a manutenção de líderes de facções em Brasília prejudica a segurança da população local e coloca em risco as altas autoridades da República. Conudo, Barroso certificou-se, ao analisar a questão, de que não há ilegalidade na transferência de presos para presídios federais. Além disso, uma nova transferência do líder do PCC para outro presídio poderia fomentar uma operação de resgate e colocar em risco agentes de segurança e a população.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ação tem caráter preventivo e se soma a uma série de medidas conjuntas que vêm sendo adotadas para “manter elevado nível de segurança do local onde estão isolados integrantes de organizações criminosas”. A medida terá validade até 6 de maio.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário