Transporte aéreo brasileiro registra alta de 20%, diz levantamento
Número leva em conta os três principais aeroportos do país
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O setor brasileiro de fretes aéreos registrou uma alta aproximada de 20% no total de carregamentos importados nos primeiros quatro meses de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são da CNN e foram obtidos com o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e Guarulhos e Viracopos, em São Paulo.
Entre janeiro e abril deste ano, o terminal de cargas do Galeão recebeu 9,7 mil toneladas de produtos importados. O resultado é um crescimento de 23% em comparação com o mesmo período de 2021, quando o total foi de 7,8 mil toneladas.
De acordo com dados, as primeiras mercadorias no Galeão, nos primeiros quatro meses deste ano, foram da indústria do transporte aéreo, insumos químicos, produtos farmacêuticos, equipamentos médicos e petróleo, insumo refinado e destinado para a produção de combustíveis.
O aeroporto de Guarulhos também registrou um aumento no número de importações de cargas no início desde ano. Foram quase 52 mil toneladas de produtos entre janeiro e abril, contra os 48 mil do ano passado.
O aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, também registrou bons números. Entre os segmentos em destaque no ano estão os de tecnologia, farmacêutico, químico, metalmecânico, vestuário, calçados, frutas e autopeças. O crescimento foi de mais de 10% em 2022, frente ao ano anterior.