Travessia Salvador-Itaparica chega a 10ª edição com novidades; confira

Inscrições para participar da prova estão abertas até o dia 1º de dezembro

Por Da Redação
Às

Atualizado
Travessia Salvador-Itaparica chega a 10ª edição com novidades; confira

Foto: Farol da Bahia

A 10ª edição da Travessia Itaparica-Salvador foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira (25) em evento no Shopping da Bahia, em Salvador. As provas acontecerão nos dias 6 e 7 de dezembro, sábado e domingo, respectivamente, no Porto da Barra.

A grande novidade fica pela presença de Daniel Cady, nutricionista e marido da cantora Ivete Sangalo, que será o padrinho desta edição. O filho do casal, Marcelo Sangalo Cady, também participará da prova ao lado do pai. Ambos nadarão 1,5 km e já estão em preparação para o grande evento.

No fim de semana, as águas abertas da Baía de Todos os Santos receberão nove provas. No sábado (6), com saída do Yatch Clube e chegada na Praia do Porto da Barra a partir das 7h, serão disputadas as provas com Uso de Material e Infantil (900 m), Prova Rápida (1.500 m) e a Prova Meia Tis (6 km), com saída do Terminal Náutico.

Já no domingo, a programação na Praia do Porto terá as provas infantil (200m), Iniciantes (400m), Revezamento (2x 400m). 

Durante a travessia, cada atleta deverá contratar uma embarcação para acompanhá-lo ao longo do percurso da Praia da Gameleira até o Porto da Barra. Todos os atletas terão seguro de vida, hidratação e assistência de ambulâncias de plantão nas praias.

De acordo com os organizadores do evento, mais de mil atletas já passaram pelas etapas do Circuito Baiano de Águas Abertas no decorrer do ano. Porém, somente 150 se classificaram e estão aptos para poder disputar a travessia principal, considerada a maior prova de águas abertas do país. Os demais interessados nas outras categorias poderão se inscrever até o dia 1º de dezembro, por meio deste site.

Alguns campeões da natação também se farão presentes no evento. Campeão mundial da categoria júnior em 2024, a baiana Lizian Sobral desponta como uma das favoritas a seguir com o título. Quem também surge como favorito é Henrique Figueirinha, que foi vencedor da última edição da competição.

Historicamente, a Travessia Salvador-Itaparica já recebeu nomes importantes da natação brasileira, como é o caso do baiano Allan do Carmo, campeão mundial de 2014 e que encerrou a carreira como maratonista aquático em uma das edições do evento, em 2022. A medalha de ouro em Tóquio em 2021, a também baiana Ana Marcela, já nadou pelas águas na Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário