• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Travessias com lanchinhas são suspensas em Salvador e Marinha emite alerta vermelho devido às fortes chuvas
Salvador

Travessias com lanchinhas são suspensas em Salvador e Marinha emite alerta vermelho devido às fortes chuvas

Muro desabou em bairro da cidade durante temporal que já registra acumulado de 40mm, nesta segunda-feira (25)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Travessias com lanchinhas são suspensas em Salvador e Marinha emite alerta vermelho devido às fortes chuvas

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A Capitania dos Portos da Bahia interrompeu as travessias Salvador - Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e Salvador - Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, devido às chuvas que atingem a capital baiana, nesta segunda-feira (25).

Conforme o órgão, a medida visa garantir a segurança da navegação e da vida humana no mar. A Marinha do Brasil informou que a região está com a bandeira de navegação vermelha, não sendo recomendada a navegação na faixa litorânea compreendida entre Porto Seguro e Salvador, e na Baía de Todos os Santos. 

A operação do Plano Inclinado Gonçalves também foi suspensa em decorrência do temporal. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), técnicos da pasta avaliam as condições do ascensor para garantir que o serviço seja retomado com segurança.

Salvador e toda a Bahia estão em alerta de risco para chuva desde sexta-feira (22), emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com possibilidade de formação de um ciclone no oceano, próximo ao estado.

Segundo a Defesa Civil da capital baiana (Codesal), há risco para alagamentos e deslizamentos de terra, com previsão de continuidade de chuvas moderadas e fortes. Nas últimas 24h foram registrados mais de 49 mm entre o bairro da Barra e a Vila Naval. 

Entre 00h e 10h desta segunda, a Codesal atendeu 15 solicitações em decorrência do temporal. Segundo o boletim do órgão, entre as ocorrências cinco foram referentes a deslizamento de terra, outras cinco por ameaça de deslizamento, e quatro por ameaça de desabamento.

Um dos deslizamentos aconteceu no bairro da Pituba, em uma obra do Governo do Estado que derrubou parte do muro de um prédio. Cerca de 10 moradores não podem tirar os carros do local devido ao risco de que a terra ceda ainda mais. Ninguém ficou ferido. 

O Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O cenário só se tornará mais ameno a partir de 1º de dezembro, quando as chuvas podem variar de fracas a moderadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.