TRE da Bahia lança concurso para enfrentamento à desinformação
Competição acontecerá por meio de vídeos para o Tiktok e Instagram
Foto: Reprodução/TRE-BA
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anunciou, nesta segunda-feira (06), o lançamento do primeiro Concurso de Vídeos para Tik Tok e Instagram, que acontecerá por meio da Comissão de Enfrentamento à Desinformação. Competição é voltada, exclusivamente, à alunos do 9º ano de instituições de ensino públicas e privadas.
O anúncio foi feito por meio do presidente do órgão, desembargador Roberto Maynard Frank, durante reunião com representantes das escolas convidadas a participar do primeiro ciclo do Projeto “Enfrentamento à Desinformação”.
Segundo Frank, o concurso tem o objetivo de incentivar a formação de cidadãos conscientes para um uso responsável das redes sociais e de combate às fake news. Na atividade, os estudantes deverão produzir vídeos curtos, com mínimo de 30 segundos e máximo 01 minuto, para TikTok e Instagram, abordando o tema “Os Efeitos Nocivos das Fake News para a Democracia".
Segundo o TRE-BA, foram convidadas para participar do primeiro ciclo cerca de 20 instituições de ensino. A primeira reunião aconteceu com os representantes dos colégios estaduais Alfredo Magalhães e Mestre Paulo dos Anjos, além das instituições privadas, como São Paulo, Maristas, Antônio Vieira e Anchieta.
O prazo de entrega para os vídeos é até o dia 15 de outubro, seguindo as instruções presentes no site do Tribunal.