TRE-RJ indefere registro da chapa de Prof. Joziel e impede 2º turno em São João de Meriti
Chapa de Joziel não cumpriu o prazo legal para a troca do candidato a vice-prefeito
Foto: Reprodução/ redes sociais
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu, na noite de terça-feira (8), o registro da chapa encabeçada pelo candidato Prof. Joziel (DC), resultando na anulação de 2.624 votos recebidos por ele. Com essa decisão, as eleições em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, não terão um segundo turno para a definição do próximo prefeito.
Apesar de Joziel ter ficado na quinta colocação no pleito realizado no último domingo (6), a sentença altera o total de votos válidos, o que impacta diretamente no resultado final das eleições. Os 122.399 votos conquistados por Leo Vieira (Republicanos), que foi o mais votado, agora representam 50,91% dos votos válidos. Assim, ele será declarado o novo prefeito da cidade.
A decisão que inviabilizou o 2° turno foi proferida pela juíza Renata Travassos, da 88ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro. O despacho esclareceu que a chapa de Joziel não respeitou o prazo legal para a substituição do candidato a vice-prefeito, Felipe Castro da Silva, cujo registro foi indeferido em sentença definitiva no dia 11 de setembro.
O prazo para a substituição do candidato a vice expirou em 17 de setembro, e como a chapa não atendeu a essa exigência, foi considerada "irremediavelmente inviabilizada" pela juíza.