Três brasileiros ainda aguardam para sair do Sudão
Itamaraty informou que 27 cidadãos estavam no país quando eclodiu o conflito
Foto: Reprodução/YouTube
Três brasileiros ainda estão no Sudão aguardando para sair do país, que sofre com intensos combates entre o exército e as paramilitares Forças de Apoio Rápido.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), 27 brasileiros estavam no país quando começaram os conflitos. Os três que ainda estão no país já foram transportados para localidade de menor risco relativo, onde aguardam para, em breve, sair do Sudão.
“Tão logo tiveram início as hostilidades no Sudão, o Itamaraty passou a atuar de modo incessante com vistas a assegurar a retirada, em segurança, de todos os brasileiros naquele país, o que tem ocorrido”, o Itamaraty à CNN.
Os combates acontecem desde o dia 15 de abril, entre o Exército comandado pelo general Abdel Fattah Al Burhan e as forças paramilitares do general Mohamed Hamdane Daglo, e essa não é a primeira vez que uma trégua é anunciada
Vários países têm realizado operações especiais para retirar seus cidadãos do Sudão. Países como Indonésia, Estados Unidos e Turquia enviaram aviões e navios para o território sudanês e em nações vizinhas para promover a retirada. O Itamaraty tem realizado operações de apoio a partir de países vizinhos para conduzir os cidadãos de volta.