TREs estão nos preparativos finais para assegurar integridade das urnas no 2° turno
Próxima etapa de votação será realizada no dia 30 de outubro
Foto: Agência Brasil
Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país já estão nos preparativos finais para assegurar a integridade das urnas eletrônicas, a segurança do pleito e a comodidade dos mais de 156 milhões de brasileiros aptos a participar do segundo turno das eleições deste ano, que será realizado no próximo dia 30.
Após prepararem os dispositivos de armazenamento das informações, a maioria dos cartórios eleitorais começou o processo de preparação e lacração das urnas na última segunda-feira (17). No primeiro turno, em todo o país, foram empregadas cerca de 577 mil urnas, incluindo as reservas. As cerimônias públicas de preparação dos equipamentos são acompanhadas, presencialmente, por representantes de partidos e coligações partidárias, de entidades fiscalizadoras e da imprensa.
Qualquer cidadão interessado também pode comparecer aos eventos de sua cidade ou região, bastando checar o cronograma que cada TRE costuma divulgar em sua página na internet. De acordo com os tribunais, além da proteção do lacre produzido pela Casa da Moeda, as urnas não têm conexão com a internet. E já durante a etapa de geração das mídias e preparação das urnas, os servidores costumam verificar também a integridade e a autenticidade do sistema. Posteriormente, as urnas são submetidas a uma auditoria por amostragem, na qual são selecionados alguns equipamentos já devidamente preparados.
Mesários
Na segunda-feira (17), o TRE da Bahia começou a capacitar as 5.022 pessoas que irão atuar como presidentes de mesas receptoras de votos. A previsão é que a capacitação seja concluída até a próxima segunda-feira (24), focando em “pontos de atenção detectados no primeiro turno” para tentar agilizar a votação.