Três novos casos de adolescentes baleados na Grande Salvador elevam números alarmantes
Nos primeiros 10 meses de 2023, 50 adolescentes foram baleados, 37 deles mortos na região
Foto: Pexels
A crescente onda de violência armada na região metropolitana de Salvador fez três novas vítimas adolescentes em apenas uma semana. Em um episódio, um jovem de 17 anos foi morto durante uma operação policial no subúrbio de Salvador no dia 29 de outubro. Outros dois jovens, de 14 anos, um deles ferido em 30 de outubro na localidade Jaguaribe, bairro de Cajazeiras, em Salvador, e a outra baleada e morta no sábado (4) no município de Madre de Deus.
Com esses registros, a organização Fogo Cruzado chega a um marco alarmante: 50 adolescentes baleados em Salvador e região metropolitana, até agora, em 2023. Os dados, que compreendem o período de 1º de janeiro a 5 de novembro de 2023, revelam que desses 50 adolescentes baleados, 37 deles perderam a vida, enquanto 13 sobreviveram com ferimentos.
A maioria das vítimas era do sexo masculino, com 33 dos 43 adolescentes sendo mortos, e 10 feridos, enquanto seis adolescentes do sexo feminino foram baleados: quatro perderam a vida, e duas ficaram feridas. Apenas um adolescente ferido não teve seu gênero identificado. Os dados também evidenciam que, dos 50 adolescentes baleados, todos os 19 cuja raça foi identificada eram pessoas negras.
Das 50 vítimas, 12 foram atingidas durante ações ou operações policiais, resultando em seis mortes e seis ferimentos. Quatro adolescentes foram baleados em meio a conflitos entre grupos armados, levando a dois óbitos e dois ferimentos.
Agosto e setembro destacaram-se como os meses com maior incidência de casos, registrando oito adolescentes baleados em cada mês. Em agosto, cinco adolescentes perderam a vida, e três ficaram feridos, enquanto setembro apresentou um cenário similar, com cinco mortos e três feridos. Maio foi o terceiro mês com maior registro, com sete casos: cinco adolescentes mortos e três feridos, enquanto abril não registrou nenhum caso.
Os municípios mais afetados pela violência armada contra adolescentes são liderados por Salvador, que apresenta o maior número de casos:
Salvador: 30 adolescentes baleados - 20 mortos e 10 feridos
Camaçari: 7 adolescentes baleados - 5 mortos e 2 feridos
Dias D'ávila: 3 adolescentes baleados - 2 mortos e 1 ferido
Mata de São João: 3 adolescentes mortos
Candeias: 2 adolescentes mortos
Lauro de Freitas: 2 adolescentes mortos
Madre de Deus: 2 adolescentes mortos
São Sebastião do Passé: 1 adolescente morto