Três pessoas são presas e 430 cigarros eletrônicos apreendidos no sul da Bahia
'Operação Espelho Fumegante' da Polícia Federal realizou oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Itabuna e Ilhéus
Foto: Divulgação/PF
Três pessoas foram presas em flagrante e 430 cigarros eletrônicos foram apreendidos durante a "Operação Espelho Fumegante" da Polícia Federal (PF), na terça-feira (17), nas cidades de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia. A ação da PF foi movida com o intuito de impedir o contrabando de cigarros eletrônicos na região.
Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos dois municípios baianos. Os investigados poderão responder pelo crime de contrabando, através de importação, armazenamento e venda de mercadoria proibida, com pena de dois a cinco anos de prisão.
A PF detalhou, através de nota que, as investigações foram iniciadas em 2023 e reuniram indícios do comércio ilegal de cigarros eletrônicos, em estabelecimentos comerciais abertos ao público em geral, que também realizava atendimentos via delivery.
A comercialização, importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar foram proibidos no Brasil, desde 2009, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).