Três picos de calor são previstos para o Verão 2023-2024, diz especialista
El Niño é responsável por contribuir pelas temperaturas acima da média
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O verão teve início na madrugada de sexta-feira (22) e está previsto para apresentar pelo menos três picos de calor ao longo da estação, com impacto especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
A previsão foi confirmada por Gilvan Sampaio, coordenador-geral de Ciências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo ele, o atual El Niño, de intensidade forte, contribui para temperaturas acima da média na região Sudeste.
Confira a previsão das regiões abaixo
Região Sul: Prevê-se que o calor atinja seu ápice em fevereiro, tornando o verão muito abafado nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com o Climatempo, as áreas norte e oeste da região Sul podem experimentar extremos de calor a partir de fevereiro, com pontos de calor intenso na faixa litorânea, incluindo Florianópolis.
Região Sudeste: Antecipa-se ondas de calor entre janeiro e fevereiro nesta parte do país, prometendo um verão mais quente e abafado em comparação aos últimos dois anos. A previsão inclui áreas da parte leste, abrangendo parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com potencial para se estender a outras localidades.
Região Centro-Oeste: Espera-se altas temperaturas ao longo de toda a estação nessa região central do Brasil, com destaque para o oeste e sul de Mato Grosso do Sul. As partes norte e oeste de Mato Grosso também devem ser afetadas, enquanto o Centro-Oeste enfrentará chuvas irregulares durante esse período.