• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Três PMs são presos na BA suspeitos de executar pessoas rendidas, alterar cenas de crimes e invadir domicílios

Três PMs são presos na BA suspeitos de executar pessoas rendidas, alterar cenas de crimes e invadir domicílios

Casos aconteceram na cidade de Jequié, que ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de letalidade policial

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Três PMs são presos na BA suspeitos de executar pessoas rendidas, alterar cenas de crimes e invadir domicílios

Foto: Ministério Público da Bahia

Dois policiais militares foram presos em Jequié e um em Ilhéus, na manhã desta terça-feira (17), em três operações distintas realizadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Segundo o órgão, os agentes são investigados por homicídios ocorridos no sudoeste da Bahia. 

Ao todo, oito policiais são alvos. Eles não tiveram os nomes divulgados. Entre os presos, dois foram capturados em flagrante por posse de drogas. 

As investigações apontam envolvimento dos agentes em homicídios com suspeitas de invasões de domicílios, execuções de pessoas rendidas e alteração das cenas dos crimes

A Operação Anunciação, investiga a morte de Joelson Macedo dos Santos Gomes, ocorrida em fevereiro de 2023; a Operação Choque de Ordem dá andamento à investigação da morte de Kailan Oliveira de Jesus, em maio de 2023; e por fim a Operação Faxina tem como objetivo esclarecer a morte de Eric Pereira Maciel, no mês janeiro.

Todos os casos ocorreram no município de Jequié, que lidera o ranking nacional de letalidade policial, segundo o Anuário de 2024 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. As mortes foram registradas incialmente como decorrentes de intervenção policial por resistência armada das vítimas, no entanto, após investigações, as ações dos policiais foram descobertas.

Além das prisões, 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Jequié, Ilhéus e Lafaiete Coutinho. Armas, munições, dinheiro, celulares, aparelhos eletrônicos, balança de precisão e drogas foram apreendidos. 

As investigações estão a cargo do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp). O MP-BA ressaltou que um procedimento foi instaurado para acompanhar em Jequié, de forma continuada, a atuação da polícia quanto às Mortes Decorrentes de Intervenção Policial (MDIP). 

As operações são realizadas de forma integrada pelo MPBA, por meio do Geosp, Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Corregedoria da Polícia Militar e da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force). 

LEIA TAMBÉM:

• PM suspeito de matar adolescente de 17 anos em Salvador se apresenta em delegacia
• PM é preso suspeito de envolvimento no desaparecimento de funcionários de ferro-velho em Salvador

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário