• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Tribunal de Justiça da Bahia decreta substituição do Processo Judicial Eletrônico pelo sistema Eproc
Bahia

Tribunal de Justiça da Bahia decreta substituição do Processo Judicial Eletrônico pelo sistema Eproc

Após críticas sobre o desempenho do PJe, desembargadores adotam plataforma utilizada em outros tribunais estaduais do Brasil

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Tribunal de Justiça da Bahia decreta substituição do Processo Judicial Eletrônico pelo sistema Eproc

Foto: Divulgação/TJ-BA

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovaram nesta terça-feira (23) a substituição do atual sistema eletrônico de processos, o PJe (Processo Judicial Eletrônico), pelo similar Eproc, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A decisão foi tomada após diversas críticas de advogados, servidores e magistrados a ferramenta anterior, consideradas pela maioria como obsoleto e instável.

Conforme pesquisa de satisfação feita com juízes estaduais baianos, 96,7% deles consideram o PJe instável, e 92% apoiam a mudança para o Eproc. A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do TJ-BA, destacou que outros tribunais do país já têm deixado de utilizar o PJE.

"Os grandes tribunais do país estão indo para o Eproc e alguns dos menores já estão aderindo a tal ferramenta. É um movimento espontâneo que está acontecendo para essa migração em função dos excelentes resultados", ressaltou a magistrada.

"O CNJ está sendo muito simpático à adoção desse sistema", pontuou Cynthia.

Após a assinatura de um termo de cooperação, o Eproc será cedido gratuitamente ao TJ-BA pelo TRF-4. O sistema já é conhecido e utilizado em tribunais como os de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, e tem maior interoperabilidade com órgãos como a OAB e a Secretaria de Segurança Pública. Segundo o secretário de Tecnologia do TJ-BA, Ricardo Neri Franco, ainda não foi feito um estudo detalhado para a migração, apesar de a mudança ter sido aprovada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário