• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Tribunal de Romênia invalida o resultado do primeiro turno de eleição presidencial
Mundo

Tribunal de Romênia invalida o resultado do primeiro turno de eleição presidencial

Calin Georgescu candidato da extrema-direita , saiu como vencedor no primeiro turno no último domingo de novembro (24)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Tribunal de Romênia invalida o resultado do primeiro turno de eleição presidencial

Foto: Reprodução/ Redes Sociais/Sky News

O Tribunal Constitucional da Romênia anulou o primeiro turno das eleições presidenciais realizadas no último domingo de novembro (24), após Calin Georgescu candidato da extrema-direita sair como vencedor. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (6), por conta de uma denúncia de ataques cibernéticos e de interferência russa no pleito, para favorecer o nome de Georgescu, que surpreendeu ao vencer a disputa com uma campanha baseada em vídeos no TikTok que para ele foi feita sem orçamento.

A anulação da eleição foi feita dois dias após o compartilhamento do documento que mostra como a propaganda política do candidato representa riscos à segurança nacional do país, essa decisão foi tomada pelo Conselho Supremo de Defesa romeno. Outro fator realizado nesta quinta-feira (5), pelo Ministério Público da Romênia, afirmou que os supostos crimes cibernéticos que interferem nas escolhas dos eleitores.

Já os serviços de Inteligência do país confirmaram cerca de 25 mil contas no TikTok diretamente associadas à campanha do candidato da extrema-direita que se tornaram "extremamente ativas duas semanas antes da data da eleição", disse a Inteligência Romenos. Além disso, foram registrados mais de 85 mil ataques no dia do pleito, lançados em 30 países que exploraram vulnerabilidades nos sistemas de computadores. 

Calin Georgescu deveria competir o segundo turno com a atual líder, Elena Lasconi, do partido União Salve a Romênia, em um segundo turno no domingo. Porém, com o caso, a votação deve ser reiniciada do zero, cabendo ao governo determinar a nova data das eleições. 

A vitória de Georgescu no primeiro turno surpreendeu o país de 19 milhões de habitantes que, até então, havia resistido ao avanço do nacionalismo que tomou conta de nações como Hungria e Eslováquia. Tendo até recontagem de votos após a vitória no primeiro turno, aumentando as controvérsias e as dúvidas em relação à legalidade dos fatos.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário