• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Tribunal de SP mantém condenação de Carla Zambelli por uso de canção sem autorização
Brasil

Tribunal de SP mantém condenação de Carla Zambelli por uso de canção sem autorização

Ela deve pagar uma multa aos compositores

Por Da Redação
Ás

Tribunal de SP mantém condenação de Carla Zambelli por uso de canção sem autorização

Foto: Agência Brasil

O Tribunal de São Paulo manteve a sentença que condenou a deputada federal Carla Zambelli a indenizar os músicos Tom Zé e José Miguel Wisnik em razão do uso da canção ‘Xiquexique’, sem autorização. O julgamento aconteceu online na última terça-feira (27).

“A indenização por danos morais foi bem fixada, pois considera a falta de menção aos nomes dos coautores da música no vídeo, a falta de autorização para veicular o trecho da música e a associação dos coautores com a atuação do Governo Federal durante a pandemia do COVID-19 que ceifou a vida de centenas de milhares de brasileiros”, escreveu o relator, desembargador Miguel Brandi, ao manifestar o voto.

O valor que deve ser pago por Zambelli deve ser de R$ 12,5 mil para as empresas Irará Edições Musicais e Corpo, além de R$ 20 mil para cada um dos autores da música. A deputada teria usado a música para um  vídeo de ‘propaganda’ sobre o presidente Jair Bolsonaro, sobretudo, incentivando o uso da Cloroquina como medicamento contra a Covid-19.

“A comunidade científica nunca considerou esse remédio eficaz contra o coronavírus que causa a covid-19, o que também afasta a alegação de que o vídeo foi informativo e o que contribuiu para o desconforto dos coautores ao se verem associados a uma política pública evidente e sabidamente equivocada”, continuou o desembargador.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário