• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Tropas Israelenses afirmam ter recuperado controle ao redor da Faixa de Gaza
Mundo

Tropas Israelenses afirmam ter recuperado controle ao redor da Faixa de Gaza

O Ministério da Saúde palestino em Gaza relatou mais de 430 mortos e cerca de 2.200 feridos

Por Da Redação
Ás

Tropas Israelenses afirmam ter recuperado controle ao redor da Faixa de Gaza

Foto: Getty Images via BBC

Após mais de 48 horas de combates, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), almirante Daniel Hagari, anunciou nesta segunda-feira (9) que as tropas israelenses reconquistaram o controle de todas as comunidades ao redor da Faixa de Gaza. O ataque surpresa do grupo Hamas, ocorrido no sábado (7), com o  lançamento de milhares de foguetes e a incursão de combatentes através da fronteira, algo não visto desde a Guerra da Independência de 1948.

O número de vítimas segue aumentando à medida que os confrontos se intensificam. Até o momento, o Ministério da Saúde palestino em Gaza relatou mais de 430 mortos e cerca de 2.200 feridos. Por outro lado, segundo a FDI, Israel registrou mais de 700 mortes. Um campo de refugiados palestinos na cidade de Gaza foi atingido por ataques aéreos israelenses nesta segunda-feira.

A Agência de Assistência e Obras das Nações Unidas (UNRWA) reportou que dezenas de milhares de pessoas foram deslocadas em Gaza, enquanto a FDI continua seus ataques às posições do Hamas na região. Aproximadamente 74 mil indivíduos agora buscam abrigo em 64 instalações da UNRWA. O Hamas, por sua vez, reivindica ter lançado mais de 100 mísseis contra Israel, com o Aeroporto Internacional Ben Gurion como um dos alvos. Além disso, afirmam ter atacado a cidade de Ashkelon, ao sul de Israel.

O conflito entre Israel e Palestina tem raízes históricas que remontam ao início da imigração judaica-palestina na virada do século 19 para o 20. Desde então, o território tem sido palco de um complexo e duradouro embate que, ao longo dos anos, foi agravado por eventos políticos e ideológicos, culminando em confrontos como o atual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário